22/06/2024 +55 (13) 3371-0490

Educação

Educare

Enem 2024: prazo para inscrições termina na sexta-feira

MEC garante uma semana extra para estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil. Quem estĂĄ concluindo o ensino mĂ©dio em escola pĂșblica não paga taxa de inscrição

Por D7 Portal 10/06/2024 às 12:08:10

Foto: Agência Brasil - EBC

Termina na próxima sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Ministério da Educação pede aos candidatos que fiquem atentos ao cronograma que foi alterado, de forma a ajustar datas, de forma a garantir a participação dos estudantes do Rio Grande do Sul, prejudicados pelas enchentes que, desde o final de abril, atingem o estado.

Para se inscrever, os estudantes devem acessar a PĂĄgina do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 85, e deve ser paga até 19 de junho. O Inep aplicarĂĄ as provas em 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades federativas.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂ­sio Teixeira (Inep), as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também vão até 14 de junho.

"Com essa decisão, nós queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a porta de entrada para a graduação. Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora tĂȘm mais uma semana para se inscrever, pela PĂĄgina do Participante. Quem estĂĄ concluindo o ensino médio em escola pĂșblica não paga taxa de inscrição", informou, por meio de nota, o ministro da Educação, Camilo Santana.

O Ministério da Educação divulgou balanço contabilizando que praticamente 100% dos concluintes do ensino médio da rede pĂșblica estão inscritos no Enem em estados como Alagoas, AmapĂĄ, Bahia, CearĂĄ, Distrito Federal, EspĂ­rito Santo, GoiĂĄs, ParĂĄ, ParaĂ­ba, Pernambuco, PiauĂ­, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No Rio Grande do Sul, embora a rede de ensino ainda esteja em recuperação das enchentes, mais de 70% dos formandos da rede pĂșblica estão inscritos, segundo o MEC.

Enem

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação bĂĄsica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no paĂ­s.

Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e também são aceitos em instituições privadas e de outros paĂ­ses de lĂ­ngua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Os estudantes que não concluĂ­ram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação bĂĄsica.

Comunicar erro
ComentĂĄrios