22/06/2024 +55 (13) 3371-0490

Alvaro Junior - Mega Opinião

Educare

O leão Está a solta

Fique atento para não perder a data de entrega da sua declaração

Por D7 Portal 24/03/2023 às 10:05:31
José Daniel no Programa Mega Opinião. Foto: Alexandre Scaramuzza

José Daniel no Programa Mega Opinião. Foto: Alexandre Scaramuzza

Essa é a época do ano em que a grande maioria da população brasileira começa a correr com documentos bancários, notas fiscais, comprovantes de gastos com saúde, educação, e também é a época em que os escritórios de Contabilidade trabalham a todo vapor. Estamos falando da tão temida Declaração do Imposto de Renda, também conhecido como Leão, que começou neste dia 15 de Março.

No Programa Mega Opinião da Rádio Mega FM, o sócio proprietário da JAC Acessossoria Contábil, José Daniel, trouxe novidades importantes. Uma delas é a declaração pré preenchida, que já vem com as informações retiradas da base da Receita Federal, alimentada através das declarações dos anos anteriores, cartórios, Detran, entre outros. Isso facilita bastante a vida de quem faz a sua própria declaração, sem o auxílio de um contador, mas ele ressalta que na dúvida, é sempre melhor contar com o apoio de um profissional capacitado do que acabar caindo na malha fina por causa de uma besteira.

Outra importante informação que o Contador José Daniel trouxe também, é o cuidado com a Nota Fiscal Paulista e com o Pix. Ele cita o caso de algumas pessoas que pedem para passar as compras de parentes e amigos no seu CPF na hora de passar no caixa, acumulando assim, às vezes, valores maiores do que ganham durante o mês, e isso pode causar problemas na Receita Federal, uma vez que todos os sistemas são interligados. Quanto ao queridinho dos brasileiros, o PIX, ele lembra que PIX é como dinheiro do ponto de vista da rapidez e praticidade com que se paga ou recebe, mas do ponto de vista contábil, é uma transação financeira auditável e rastreável como qualquer outra, e portanto, também irá aparecer nos relatórios fornecidos pelas instituições financeiras.

Lembrando que quem ganhou menos de R$ 1.903,98 ou R$ 28.559,70 no ano de 2022 está isento, e para quem recebeu acima desses valores, as declarações devem ser enviadas até o dia 31 de Maio deste ano.

Para mais esclarecimentos, é só procurar no Google José Alves Contabilidade.

Comentários